Buscar

Claudinei propõe debater sobre o setor de transporte rodoviário de cargas



O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), propôs a realização de reunião com representantes da Associação dos Transportes de Cargas de Mato Grosso (ATC) e Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas (ANATC) para tratar sobre assuntos relacionados à categoria. Ele avalia a importância de conhecer o cenário vivenciado pelas instituições e levantar as principais demandas que necessitam de atenção.


Ele enfatizou que, atualmente, Rondonópolis possui um dos maiores polos de empresas do setor de transportes de Mato Grosso. “Só para ter uma ideia, temos mais de 15 mil caminhões cadastrados neste município. Eu também sugiro para que possamos ouvir nas próximas reuniões, pelo menos um representante de cada setor lá. Eu já deixo a minha solicitação, de acordo com as reuniões subsequentes. Essa categoria tem muitas sugestões boas e podem estar passando informações importantes para a Comissão”, explica o parlamentar.


Ao tomar conhecimento sobre essa proposta dada pelo deputado Claudinei, o diretor executivo da ATC, Miguel Mendes, considerou bastante relevante essa iniciativa. “A gente só tem que agradecer ao deputado por propor em chamar as entidades representativas do setor de transporte rodoviário de cargas que representam as empresas que atuam no Estado, como, também, fora dele. É uma oportunidade de levar as demandas para a apreciação dos nossos deputados da Comissão”, ressalva. Ele frisou que um dos temas importantes a serem debatidos é sobre os altos índices de roubo e furto de caminhões.


“Além do item de segurança pública, temos um problema sério no Estado em relação à tributação do óleo diesel, que é o principal estímulo das empresas transportadoras, melhores estruturações nos postos fiscais. Seria importante serem debatidos na Comissão. Hoje, na ATC, somos mais de 28 empresas associadas que representa milhares de veículos”, diz Miguel.


Segundo o presidente da ANATC, Carley Fernando Welter, o encontro com a Comissão da Assembleia será uma ótima oportunidade para abordar sobre a Associação. “Eu acho isso perfeito! É uma oportunidade de esclarecermos o que a gente sofre no dia a dia e encontrar melhorias dos nossos serviços e na estrutura. A gente tem basicamente dificuldades na parte estrutural de acesso nas estradas. Essa parte é notória. Deparamos com a falta de estradas e atoleiros. Essa discussão vai contribuir bastante com a categoria. Apresentar os prós e contras de cada lugar com a visão do transportador. Este convite é a prova que a Assembleia Legislativa quer saber como o usuário enfrenta a realidade nas estradas”, explica.


Fonte: A Tribuna