top of page
Buscar

Da oficina ao conglomerado empresarial: os 70 anos das empresas Randon



Nesta segunda-feira (21 de janeiro), as Empresas Randon estão comemorando 70 anos do início da história de um grupo de empresas que reúne implementos para ao transporte rodoviário de cargas, autopeças e serviços financeiros.


A história de seu idealizador, Raul Anselmo Randon, começa quando ele foi trabalhar na ferraria de seu pai, aos 14 anos de idade e saiu aos 18 (em 1948) para atender ao serviço militar. Em 1949, Raul se associou à uma pequena oficina de reforma de motores, de propriedade de seu irmão Hercílio Randon, localizada em Caxias do Sul/RS.


Esse é o momento tido como o início da história das Empresas Randon, cuja a combinação de conhecimentos técnicos e comerciais dos irmãos resultou no conglomerado dividido hoje em três divisões: Montadoras (implementos, vagões e veículos especiais), Autopeças (fabricantes de lonas, pastilhas, sistemas de freio, eixo, suspensão e conjunto de articulação e acoplamento) e Serviços Financeiros (administração de consórcios e suporte às vendas).



Primeiro torno da empresa, em 1954 (foto Memorial Randon)

A lista inclui a Fras-le, Randon Argentina S.A., Randon Implementos para o Transporte Ltda., Randon Administradora de Consórcios, Master Sistemas Automotivos Ltda., JOST Brasil Sistemas Automotivos Ltda., Suspensys WE/Castertech, Randon Investimentos Ltda. (holding do Banco Randon S.A.) e Randon Peru S.A.C.


A controladora também possui quatro filiais: Randon Veículos, Suspensys Sistemas Automotivos Ltda., Randon Chapecó e Randon Araraquara. E neste primeiro trimestre de 2019, terá início atividade na base de distribuição no Espírito Santo. Atualmente, o grupo de Empresas Randon emprega cerca de 11 mil pessoas.


A Companhia mantém uma rede internacional de vendas e serviços, atendendo a mais de cem países, em especial Chile, México, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, e países localizados no Oriente Médio, Ásia, Comunidade Econômica Europeia e Mercosul.


O presidente das Empresas Randon, David Randon, disse que a essa posição foi conquistada ao longo das décadas de muito trabalho, norteados na qualidade e no foco ao cliente, mas sem perder o olhar para as pessoas, que em última instância são quem constrói a história e o sucesso de uma empresa. “Também sempre nos preocupamos em manter uma atuação responsável junto à comunidade, por meio de nossas ações sociais”, declarou o executivo.



Nos preocupamos em manter uma atuação responsável junto à comunidade, por meio de nossas ações sociais, destacou o diretor-presidente das Empresas Randon, David Abramo Randon (foto Jefferson Bernardes/ Agência Preview)

A campanha comemorativa de sete décadas tem como mote principal “Randon 70 anos: juntos, inovando por um futuro melhor”, a qual tem por objetivo valorizar através de ações durante 2019 o legado das Empresas Randon e também projetar seu futuro por meio de inovações e pessoas.


Aliás, a empresa credita a liderança nos diferentes mercados em que atua graças à postura inovadora, tendo como uma das inspirações a própria história do fundador, Raul Randon, falecido em março de 2018, e seu espírito empreendedor e visionário.



Linha de produtos da Randon Implementos (foto Intervene)

Entre os exemplos de inovações que impulsionaram os negócios no decorrer das sete décadas, a empresa destaca a criação do freio a ar (1954), a decisão arrojada de abertura de capital da Companhia (1971) e a busca de parceiros globais para formação de joint ventures (anos 80 e 90) na competitiva área de autopeças.


Recentemente, em 2014, anteviu-se a necessidade de uma profunda readequação do modelo organizacional, tornando-o mais enxuto e eficiente, moldando a empresa para os novos e desafiadores tempos de crescimento.


A empresa vem promovendo alterações em alguns processos de gestão, que associam tecnologias com mudanças comportamentais. Como exemplos, destacam-se um sistema digital de recrutamento que utiliza inteligência artificial, e participação na Hélice – movimento pela Inovação, que junto a outras empresas da região da Serra Gaúcha busca soluções para demandas em comum junto a startups.


Fonte: O Carreteiro

Comments


bottom of page