top of page
Buscar

Denatran Lança Concurso Online Hackatron 2020


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) abriu inscrições para o concurso Hackatran 2020 que será realizado com o apoio técnico do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), no período de 18 a 25 de novembro de 2020, em ambiente 100% digital. O edital foi publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU).


De acordo com o diretor-geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, o objetivo é “promover um ambiente de inovação e colaboração entre o governo e a sociedade, mesclando conhecimentos do meio acadêmico, setor público e setor privado, para estimular a criação de soluções tecnológicas que contribuam com o desafio do governo federal de transformação digital de seus serviços, visando facilitar a vida do cidadão e de empresas prestadoras de serviço, no âmbito do Denatran.”


Segundo o regulamento, o tema será “Inovação para o trânsito. Perceba o risco. Proteja a vida.”. Com isso, os participantes deverão desenvolver soluções tecnológicas que facilitem, desburocratizem e garantam mais eficiência e segurança aos serviços de fiscalização, segurança viária e educação para o trânsito prestados pelo Denatran ao cidadão e às empresas prestadoras de serviços, a fim de melhorar a experiência do usuário e o fluxo de serviço, promovendo maior transparência e simplificando a relação do cidadão com o Estado.


Participantes


O evento destina-se a cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular a partir de 18 anos de idade e é aberto ao público em geral. É vedada a participação de empregados, servidores, funcionários do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e do Serpro na formação das equipes na qualidade de competidores.


Ainda de acordo com o Edital, os empregadores, servidores, funcionários dos órgãos envolvidos na organização do Hackatran 2020, edição on-line, não farão jus a nenhuma remuneração adicional em razão da sua participação no evento.


Inscrições


As pessoas interessadas em participar do evento deverão visitar a página do evento no site do Denatran e preencher os dados pessoais nos campos apropriados, definidos como obrigatórios, no formulário eletrônico disponibilizado para a inscrição.


De acordo com o regulamento, os interessados deverão formar equipes compostas de, no mínimo, três e no máximo cinco pessoas. As inscrições ficam limitadas a 40 equipes, com formação de lista de espera, caso excedido esse limite.


Objetivos


Os participantes deverão desenvolver soluções tecnológicas que:

– melhorem a experiência do usuário no Portal de Serviços do Danetran, tornando-a mais simples e intuitiva;

– promovam a integração das plataformas do Danetran com os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), demais entes federados e outras instituições para otimização de procedimentos;

– melhorem processos relacionados ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) e Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e solucionem os problemas deles decorrentes;

– promovam a segurança viária, em especial nos processos relacionados à emissão de Autorização Especial de Tráfego (AET), procedimentos de regularização de veículos e exame toxicológico;

– modernizem as ferramentas utilizadas nos projetos de educação para o trânsito.

Conforme o regulamento do Hackatran 2020, a solução apresentada deve ajudar a resolver, obrigatoriamente, um problema relacionado a um dos três eixos e suas subcategorias: fiscalização, segurança viária e educação para o trânsito.


Fique por dentro de todos os detalhes do Hackatran 2020, clicando aqui.


bottom of page