Buscar

Evento discute desafios de infraestrutura e logística


Acontece nos dias 10 e 11 de novembro, de forma híbrida (transmissão pelo YouTube), a partir de Belo Horizonte, o “VII Painel 2021: Pacto pela Infraestrutura e Logística”. A abertura do seminário contará com a presença do ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, presidente de Honra do Painel 2021. O seminário é uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia (IBesc).


“O transporte e a mobilidade de bens e pessoas são os responsáveis pela evolução da humanidade e desenvolvimento econômico das nações. Nos dias atuais, a infraestrutura necessária para que ocorra plenamente é cada vez mais sofisticada e exigente do ponto de vista da tecnologia e da inovação. O Instituto Besc tem como missão a geração e a transmissão de conhecimento que colabore com a melhoria da vida dos brasileiros. Tenho certeza de que mais uma vez nos reunimos neste sétimo encontro, desta vez em formato híbrido, referendados pelos maiores especialistas desses temas, que apresentarão o estado da arte da logística 4.0 e da infraestrutura de transporte aéreo, terrestre e aquaviário no Brasil”, comenta a presidente do IBesc, Jussara Ribeiro.


Nos dois dias de evento, serão quatro sessões, nas quais haverá 18 palestras. A proposta é apresentar como anda a evolução logística para transporte no País, bem como seguem os processos, políticas públicas e desenvolvimento tecnológico para sua eficiência. O Painel 2021 é gratuito e será presencial para inscritos e convidados e transmitido pelo canal do Instituto Besc no Youtube.


Para o coordenador temático do Painel 2021, o engenheiro e professor Aurélio Lamare Soares Murta, o evento tem impactos práticos no aprimoramento pela eficácia logística.


“O painel promovido pelo Instituto Besc, seus parceiros e patrocinadores vem se consolidando como propulsor de conhecimento que estimula, organiza e reúne as principais discussões em infraestrutura de transporte. Esse é um seminário de debate de natureza pioneira, pois que não se encerra na teoria. Todo aporte de saber compartilhado no evento se converte em um relatório completo entregue às autoridades responsáveis. Essa é nossa entrega efetiva à sociedade”, contextualiza Murta.


Troféu Painel reconhece melhores iniciativas

Com o objetivo de premiar empreendimentos, personalidades e a inovação de projetos de infraestrutura de energia e transporte no País, o uso eficiente dos modais e a integração de instalações e da logística nacional, com vistas a aumentar a eficiência e a economicidade das empresas de transporte de cargas e passageiros, foi criado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, com a anuência do Conselho Técnico & Empresarial do Seminário Painel – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, o Troféu Painel 2021.


Das cinco categorias, Inovação e Instituição Financeira já receberam os troféus. Os demais ganhadores receberão seus troféus durante a solenidade de abertura do Painel 2021 – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. Confira o resultado:

• Comenda especial – Presidente de Honra: ministro Bento Albuquerque: receberá o prêmio em 10 de novembro, em Belo Horizonte;


• Empreendimento Privado – Grão-Pará Multimodal: receberá o prêmio em 10 de novembro, em Belo Horizonte;


• Empreendimento Público – Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A: receberá o prêmio em 10 de novembro, em Belo Horizonte.


• Inovação – Empresa de Pesquisa Energética (EPE): prêmio já recebido;


• Instituição Financeira – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): prêmio já recebido;


• Personalidade – Marcelo Perrupato: receberá o prêmio em 10 de novembro, em Belo Horizonte.


Fonte: Diário do Comércio