Buscar

Fenatran: Volvo mostra caminhão elétrico e anuncia motores Euro 6

Marca sueca levou o pesado FM Eletric para o evento, que tem autonomia de 300 km. Modelo será testado em 2023 no Brasil


Fotos: Thiago Moreno


A Volvo reservou para a Fenatran, uma das maiores feiras de transporte e logística do mundo, o anúncio de testes com seu caminhão elétrico FM Eletric, que deverá começar a ser testado no Brasil já no ano que vem. A marca sueca também aproveita o evento para anunciar os novos motores Euro 6, agora alinhados com a norma de emissões Proconve P8.


Começando pelo novo Volvo FM Eletric, o caminhão elétrico ainda não teve a confirmação oficial de sua comercialização no Brasil, no entanto, a fabricante sueca planeja dar início aos seus testes no Brasil com o modelo 100% elétrico. A ideia é chamar clientes da marca para verem de perto a tecnologia e, assim, darem suas impressões em relação ao novo modelo. Os primeiros testes deverão acontecer ainda no primeiro trimestre de 2023.


Vale lembrar que a produção de caminhões elétricos pesados da Volvo começou em setembro, na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia. Os elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos a combustão, enquanto as baterias são fornecidas pela nova unidade da Volvo Trucks em Ghent.


O caminhão FM Eletric servirá de vitrine para a marca, já que ajudará nas metas de descarbonização da marca nos países em que está presente. O novo FM Eletric conta com um kit formado por seis baterias, o suficiente para o peso-pesado ter a capacidade de rodar por até 300 quilômetros – número ainda distante dos caminhões a diesel, mas que ajudariam nas operações em regiões urbanas e regionais – sendo livre de emissões. O peso bruto total combinado (PBTC) é de 44 toneladas.


É importante lembrar que a Volvo Group, divisão de veículos pesados e equipamentos, anunciou em setembro novidades importantes para o Brasil: o desenvolvimento de ônibus e caminhões elétricos para serem produzidos em território nacional, algo previsto para chegar ao mercado a partir de 2025. Para cumprir todo esse pacote de desenvolvimento no país, a Volvo vai investir nada menos do que R$ 1,5 bilhão em suas operações. Segundo o presidente global da Volvo Trucks, Roger Alm, a meta é vender apenas veículos elétricos até 2040 em todo o mundo.


Motores Euro 6

A Volvo também aproveitou a Fenatran para anunciar os novos motores alinhados ao Proconve P8, que equivalentes ao Euro 6 do mercado europeu. Assim, toda a linha da marca sueca será atualizado, o que inclui os modelos FH, FM e FMX. Os modelos da linha VM também foram atualizados, com destaque para o novo motor seis cilindros em linha feito pela Volvo, cujo catálogo passa por versões com 290 cv de potência e 107 kgfm de torque e 360 cv e 143 kgfm. A marca afirma que os novos motores Euro 6 são, em média, 10% mais econômicos. De contrapartida, os preços vão subir (também em média) 20%.


Fonte: Motor1