Buscar

Governo de Minas chama empresas e sociedade para ajudar cidades a minimizar prejuízos causados pelas

Interessados em fazer doações podem procurar a Seplag, que também está recebendo as demandas dos municípios em situação de emergência


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), está buscando estabelecer parcerias com empresas e sociedade para viabilizar ações de apoio aos municípios prejudicados pelas chuvas que estão em situação de emergência. O processo de intermediação das doações já está em andamento e tem objetivo de levar apoio material e contribuir na recuperação das cidades que ainda sofrem as consequências trágicas dos temporais.


Os serviços doados serão utilizados para limpeza das cidades; abertura e recuperação de vias e estradas urbanas e rurais; retirada de barreiras; patrolamento, poda e corte de árvores; e abastecimento de água. Outras possibilidades de doações também podem ser apresentadas pelos interessados em apoiar.


"Neste momento, toda ajuda é bem-vinda. Estamos contando com o apoio de todos que puderem contribuir para a recuperação dos municípios mineiros em situação de emergência que ainda estão sofrendo com os estragos causados pelas chuvas", afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.


Ela destaca que, além de viabilizar o apoio aos municípios, a ação garante aos doadores um processo seguro e o reconhecimento público dos serviços prestados ao Estado em um momento emergencial.


Os municípios, por sua vez, têm espaço para informar suas necessidades mais urgentes e solicitar o apoio necessário. Para isso, está disponível um formulário a ser preenchido pelas prefeituras no site da Seplag.


Chamamento público

O Edital de Chamamento Público Emergencial n° 01/2022 foi publicado pela Seplag na última semana, com objetivo de selecionar e cadastrar interessados em doar serviços emergenciais de hora-máquina para apoio às cidades em situação de emergência declarada.


A ação está prevista no Plano Recupera Minas, lançado pelo Governo em 18/1/2022. A iniciativa vai destinar R$ 603 milhões em recursos estaduais para a recuperação dos prejuízos.


Por meio dessa iniciativa, os municípios atingidos foram chamados a preencher um formulário disponibilizado no site da Seplag, informando qual é a necessidade emergencial, quais reparos são precisos e como serão empregados esses serviços.


Como ajudar?

O Estado busca parceiros privados interessados em doar os serviços necessários, As organizações poderão escolher qual ou quais municípios serão beneficiados com a doação. Propostas, dúvidas e esclarecimentos devem ser formalizados pelo e-mail amigodeminas@planejamento.mg.gov.br, com a identificação do doador e as informações para contato (endereço completo, telefone e e-mail).


Situação de emergência

Em razão das fortes chuvas entre o fim de 2021 e início de 2022, Minas Gerais já tem 406 municípios em situação de emergência, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, feito nesta terça-feira (25/1).


A chuva deste período castigou drasticamente o estado, sobretudo as regiões Norte e Nordeste, que historicamente não possuem grande volume pluviométrico.


Fonte: Agência de Minas