Buscar

Prefeitura de Uberlândia e Settrim firmam acordo para oferecer cursos profissionalizantes

Segundo sindicato, há cerca de mil vagas em aberto na cidade, mas falta de capacitação

dificulta preenchimento das oportunidades


A Prefeitura de Uberlândia divulgou, pelo Diário Oficial do Município (DOM) na última quarta-feira (10) uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Triângulo Mineiro (Settrim). O acordo vai oferecer cursos de capacitação para a área de logística para quem busca se profissionaliza no setor. As negociações começaram em 2019 e a parceria deve ser assinada ainda neste ano de 2021.


Segundo o diretor executivo do Settrim, Leonardo Antônio Pinto, a necessidade partiu das empresas de Uberlândia que perceberam a dificuldade de contratar profissionais capacitados para a área de logistica e transportes.

"O setor de transporte na região é muito forte, inclusive é ponto de referência para outras cidades, temos dificuldades para a contratação de mão de obra, desde as demandas de escritório até motorista", contou.


O diretor comentou ainda que em Uberlândia são mais de duas mil empresas atuantes no setor que empregam cerca de 10 mil pessoas, direta e indiretamente. A parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferecerá um curso de orientação para os primeiros passos de logística para quem não tem informação nenhuma sobre o assunto.


"O objetivo é ter profissionais com currículos melhores, com fundamentos da logística, operações e administração. O curso de 40h vai capacitar a pessoa para que ela tenha entendimento sobre caminhão, frotas, logística", completou.


Uberlândia é um ponto que distribui para todo o Brasil e fica a 800 km das principais capitais do Brasil. O município consegue abrigar empresas de diversos segmentos por ser um ponto obrigatório de passagem, segundo a análise feita pelo diretor executivo.


O Settrim informou ao Diário que as empresas da cidade têm pontuado a necessidade de encontrar profissionais e que essa necessidade se intensificou, principalmente, na pandemia. São cerca de mil vagas em abertos no setor, apenas em Uberlândia.


A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para comentar sobre a parceria. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação informou que o convênio com a Settrim está em elaboração e mais detalhes serão divulgados em momento oportuno.


Fonte: Diário de Uberlândia