Os estabelecimentos comerciais inseridos na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas, em Uberlândia, poderão funcionar até às 22h a partir da próxima sexta-feira (27). A informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (24), após reunião do Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
De acordo com a publicação, na sexta-feira (27), todos os estabelecimentos comerciais poderão funcionar com atendimento presencial entre 9h e 22h devido à Black Friday, data marcada por promoções.
Já a partir do sábado (28), as lojas de bairros poderão permanecer funcionando das 9h às 22h. Os estabelecimentos do Centro poderão funcionar entre 9h30 e 22h, e em shoppings o horário de funcionamento será das 10h às 22h.
Segundo o Núcleo Estratégico, o objetivo da medida é desconcentrar o fluxo de pessoas no comércio da cidade durante a Black Friday e o período de compras que antecede o Natal e o Ano Novo. Os comerciantes são responsáveis por garantir o cumprimento das normas de biossegurança por parte de funcionários e clientes.
A publicação também anunciou a manutenção do município na Fase Intermediária do plano próprio de retomada das atividade comercial por mais uma semana. Plano próprio A Prefeitura de Uberlândia instituiu plano próprio para funcionamento de atividades econômicas depois de anunciar a saída do programa Minas Consciente. o PFAE é dividido em fases Rígida, Intermediária, e Flexível, caracterizadas, respectivamente, pelas cores vermelha, amarela e verde.
A avaliação leva em consideração como critérios de análise o número de novos casos registrados por testes rápidos e de sorologia nos últimos sete dias; a razão entre testes positivos e o total realizado em uma semana e a razão entre a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e o número total de leitos existentes na rede municipal de saúde.
As fases e setores autorizados a funcionar estão disponíveis em área específica no portal da Prefeitura. Penalidades O PFAE também prevê penalidades administrativas, civis e criminais para os estabelecimentos que descumprirem as determinações. As punições variarão de interdição imediata a partir do ato de infração por três, sete ou 15 dias.
Em caso de interdição, o estabelecimento também ficará proibido de funcionar internamente ou por meio de comércio eletrônico, drive-thru, delivery e take away.
Fonte: G1
Komentar