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Projeto de melhorias da BR-365 pode ter via exclusiva para romeiros entre Uberlândia e Patos de Mina


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, neste sábado (6), que irá incluir a "RodoMaria", uma via exclusiva para romeiros entre Uberlândia e Patos de Minas, na avaliação de melhorias da BR-365. O pedido de inclusão foi feito pelo deputado federal Zé Vitor (PL). Segundo a assessoria do parlamentar, a iniciativa foi possível após contato com bispos da região do Triângulo Mineiro e o padre do santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria, Márcio Ruback. A BR-365 é uma das principais rodovias federais no estado de Minas Gerais, com alta demanda de fluxo, tanto de turistas quanto de caminhoneiros que seguem do Centro-Oeste para o Sudeste do Brasil. A rodovia liga o Triângulo Mineiro e o sul do estado a Goiás, além de ser o elo com os principais corredores viários para os demais estados limítrofes. Estudos de melhoria Na última terça-feira (2), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, assinaram a ordem de serviço para elaboração de estudos e projetos básicos visando a adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos em segmento da BR-365. O trecho tem uma extensão de 327,5 quilômetros e fica localizado desde o entroncamento com a BR-040 até o contorno norte de Uberlândia. O prazo para a execução dos estudos e projetos é de 410 dias. Em 2020, o Ministério Público também iniciou um procedimento para conseguir a melhoria para os peregrines que seguem a pé para Romaria pela BR-365. Segundo o Dnit, o contrato foi assinado em 18 de janeiro e inclui estudos, projeto básico e projeto executivo de engenharia com o objetivo de implementar mudanças na rodovia. Em julho do ano passado o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a licitação para o projeto executivo de duplicação da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A licitação foi dividida em quatro lotes e tem orçamento estipulado em R$ 13,7 milhões. Além da duplicação, também está prevista a construção de pontes, viadutos e passarelas.


Fonte: G1 Triângulo

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