Buscar

Semana teve várias ações de educação ambiental do Dmae

AGENDA ESTÁ ABERTA PARA PARTICIPAR DE ATIVIDADES DO PEAC


Nesta semana, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou diferentes atividades com escolas e instituições de Uberlândia, como visitas monitoradas ao Museu da Água, teatro com a “Turminha do Cerrado” e palestras sobre educação ambiental.


Cláudio Rocha, coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, conta que os últimos dias foram de muito trabalho para a equipe do Peac. “Na quinta-feira (24) realizamos quatro atendimentos nos bairros Roosevelt e Tubalina, onde a equipe levou palestras interativas e o teatro de fantoches para mais de 60 crianças”, disse.


As ações fazem parte da iniciativa de levar educação ambiental para escolas, empresas, instituições, órgãos públicos e associações de moradores. “É assim que conseguiremos mudar o mundo em que vivemos e alcançar uma sociedade ambientalmente consciente”, afirma Cláudio.


Turminha do Cerrado

Na quinta-feira, 24 de Fevereiro, o Peac realizou o teatro de fantoches “Turminha do Cerrado” na Comunidade Casa, localizada no bairro Tubalina. O teatro mostra personagens do cerrado, bioma da região de Uberlândia, abordando a importância de preservar o meio ambiente e a fauna local, assim como cuidar da natureza e jogar o lixo nos lugares corretos.


Aluna da Comunidade, Valentina, que tem apenas 6 anos, conta o que aprendeu com o teatro sobre educação ambiental. “Eu aprendi que não podemos jogar lixo no chão e que temos que cuidar da natureza. Aprendi também que não pode jogar o lixo no meio ambiente, porque os bichinhos ficam tristes”.


Priscilla Petrocelli, supervisora de projetos de educação ambiental do Dmae, afirma que é importante utilizar de abordagens como o teatro para falar sobre educação ambiental com crianças. “Assim, a gente pode trabalhar o tema de forma lúdica, conseguindo uma interação direta com os estudantes no evento”, relata.


Para a realização do teatro na escola, foram seguidos os protocolos de enfrentamento à pandemia do coronavírus, como o uso de álcool em gel, máscara e distanciamento entre as crianças.


Para agendar visitas ou participar de outras atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.


Fonte: Prefeitura de Uberlândia