Buscar

SETCEMG ADERE CAMPANHA A FAVOR DO NOVEMBRO AZUL E CONSCIENTIZAÇÃO MASCULINA


Sendo o segundo tipo de câncer mais recorrente em homens no Brasil, com 61 mil novos casos todos os anos, o Setcemg aderiu, mais uma vez em 2021, à campanha Novembro Azul, para conscientização do público masculino para a importância da prevenção.


Um dos dados preocupantes em 2021 é a redução no número de exames, segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Urologia por causa da pandemia. Entre 2019 e 2020, aconteceu uma queda de 21% nas biópsias e 27% no exame de sangue – PSA. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2021, a estimativa é de 65 mil casos da doença.


Vale ressaltar, no entanto, que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, chegando a 90%. Mas é importante que os homens procurem seus médicos, considerando que a fase inicial do câncer de próstata é assintomática.


“O Novembro Azul prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia da próstata. O ideal é que o homem seja estimulado a buscar atendimento médico, pois o profissional especializado faz uma avaliação para que se decida sobre as necessidades de exames”, disse a médica oncologista Camila Tápia.


O gerente da Setcemg Renato Marques ressalta a importância da conscientização do público masculino para um assunto tão sério e preocupante.


“Os números mostram que a pandemia afetou até a procura dos homens pelos exames. Mas é importantíssimo que todos tenham a consciência de procurar o médico e fazer o exame preventivo. Saúde é coisa de homem também”, salientou.


Fonte: Setcemg