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Volvo comemora desempenho do FH 540 6X4 e amplia investimentos no Brasil



Embora tenha encerrado 2018 como a segunda marca que mais licenciou caminhões pesados no País, a Volvo, assim como os demais fabricantes do setor -, comemorou o crescimento de suas vendas, com 9.138 unidades. A empresa, que nos últimos sete anos a empresa liderou o segmento por seis vezes, considerou o número positivo, porque representou crescimento de 81% sobre as 5.044 registradas durante 2017.


Em 2018, a marca atingiu o maior volume de licenciamento de caminhões pesados foi a Mercedes-Benz, com 9.956 unidades.  Scania ficou em terceiro, com 8.028, e MAN/Volkswagen em quarto, com 3.769.


Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo, considerou que a montadora teve um ótimo desempenho com o modelo rodoviário FH 540 6X4. Ele destacou a importância do agronegócio no resultado da marca, sendo o que setor apresentou maior demanda no ano passado nas vendas de modelos pesados.

O executivo frisou que o FH 540 6X4 ficou com o primeiro lugar no ranking dos pesados no mercado brasileiro, com 4.114 unidades emplacadas. “O crescimento das vendas é um reflexo direto dos atributos e dos benefícios dos nossos caminhões na redução do custo operacional”, reforçou.


Conforme destacou Cavalcanti, os pesados da marca são reconhecidos principalmente pela disponibilidade, alta tecnologia e baixo consumo de combustível. Acrescentou que os modelos FH fora de estrada também se destacaram em 2018, com aumento de 55% nas vendas. O resultado garantiu à Volvo participação de 46% no segmento, sendo o setor de sucroalcooleiro (cana-de-açúcar) o maior comprador.


Cavalcanti ressaltou também que os planos de manutenção oferecidos pela Volvo acompanharam o ritmo de crescimento das vendas de caminhões em 2018, cobrindo 70% dos caminhões novos que saíram da fábrica. Outro destaque citado por ele que diante da virada do mercado, os transportadores voltaram a adquirir os planos mais completos oferecidos pela Volvo.


A empresa registrou crescimento também na aquisição de equipamentos de segurança disponibilizados nos caminhões da marca. “Ganharam impulso em 2018”, disse Cavalcanti referindo-se aos equipamentos que ajudam a evitar acidentes. De acordo com ele, os embarcadores passaram a exigir que os transportadores tenham esses dispositivos de segurança em seus veículos.

Disse ainda que cerca de 10% dos pesados da marca que saíram de fábrica com  equipamentos de segurança como freio de emergência (câmeras identificam o veículo à frente e sensores avaliam a distância e velocidade, parando totalmente seu caminhão); sensor de ponto cego (alerta sobre veículos ao lado direito do caminhão que possam não estar visíveis); luz de freio de emergência (as luzes piscam em caso de frenagem severa, alertando os demais veículos sobre a emergência) entre outros itens.


INVESTIMENTOS E CONTRATAÇÃO


A Volvo iniciou o ano de 20189 com investimento de 250 milhões de reais até 2020, mais a contratação de 300 novos funcionários que chegam para aumentar o segundo turno de produção. O valor anunciado é um adicional ao total de 1 bilhão de reais que o Grupo Volvo está investindo no período de 2017 a 2019.


O presidente do Grupo Volvo America Latina, Wilson Lirmann, disse que a decisão de novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de retomada da economia brasileira. O executivo acrescentou que as ações da empresa resultam também da expectativa de um aumento de 30% no mercado total de caminhões no País.

“São novos recursos para caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais. Envolvem todos os negócios da Volvo”, explicou Lirmann, observando que a marca foi a que mais cresceu em 2018 também no segmento de  caminhões semipesados, com alta de 66% em 2018.


O presidente do Grupo Volvo na America Latina destacou que considerando todos os segmentos em que a marca atua (acima de 16 toneladas de PBT), a Volvo registrou o maior crescimento entre todas as marcas, com aumento de 79% nos emplacamentos em relação a 2017. Ano passado, a marca licenciou 10.642 caminhões, contra 5.959 em 2017.



Fonte: Portal O Carreteiro


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